Apresentação do Plano de Ação SIBdev

Irá realizar-se, no dia 22 de setembro, quinta-feira, às 15h00, no piso 1 do Centro Comercial Cidade Nova, a apresentação do Plano de Ação SIBdev – Fundão Terra de Acolhimento – Raízes e Asas.

O projeto SIBdev tem como objetivo central potenciar os vínculos de impacto social na melhoria da prestação de serviços públicos em áreas como emprego, envelhecimento e imigração, sendo dinamizado no âmbito do URBACT III.

O projeto é liderado pela cidade de Heerlen (Países Baixos) e integra como parceiros as cidades de Fundão (Portugal), Aarhus (Dinamarca), Võru (Estónia), Haidari (Grécia), Zaragoza (Espanha), Kecskemét (Hungria), Pordenone (Itália), Radlin (Polónia) e Baia Mare (Roménia).

Desde 2015, e pela primeira vez em muitas décadas, o Fundão registou um saldo migratório positivo. O fluxo migratório para o concelho do Fundão deve ser olhado como uma oportunidade para o desenvolvimento económico.

A visão estratégica do plano de ação para o Fundão irá seguir duas mensagens fundamentais, nomeadamente Cidade Amiga do Idoso e Cidade de Acolhimento.

De referir que o Município do Fundão é ainda líder de outro projeto europeu, o IoTXchange, na área tecnológica que engloba mais seis municípios, nomeadamente Razlog (Bulgária), Dodoni (Grécia), Nevers (França), Jelgava (Letónia), Ånge (Suécia) e Kežmarok (Eslováquia), uma região da Alemanha, Saxony-Anhalt, e a universidade finlandesa Åbo Akademi.

Imprimir