Míscaros - Festival do Cogumelo

Pela sua efemeridade e beleza ou pelo seu valor nutritivo e ambiental, os cogumelos silvestres são objeto de verdadeiras paixões. A adoração dos micólogos só se revela na nossa região principalmente no Outono, quando a combinação da temperatura e da humidade faz brotar os cogumelos.

Em todo o mundo há cerca de 50 mil variedades diferentes e em Portugal estão identificadas mais de 400 espécies, segundo José Matos, um dos mais conceituados especialistas e habitante do Alcaide.. Por isso será certo dizer que fomos dotados de riquezas naturais, culturais e paisagísticas que, de forma sustentável, devem ser exploradas para outros fins. Os cogumelos silvestres são importantes potenciadores de desenvolvimento do meio rural e promoção de produtos endógenos, através do
turismo gastronómico, do turismo de natureza e na educação ambiental. Há um potencial interesse lúdico sobre a micologia e, principalmente, há uma reconhecida função ecológica dos fungos pela importância que assumem na manutenção do equilíbrio de alguns ecossistemas. As matas e pinhais existentes na área envolvente do Alcaide encerram habitats onde os cogumelos abundam.

É um elemento facilitador para cativar os visitantes e, acompanhando-os, fazê-los percorrer as áreas florestais com interesse ambiental sob o pretexto de «uma viagem ao mundo dos cogumelos» que é para muitos adultos um tema associado a uma certa magia com muitas histórias para contar e, para as crianças, uma grande diversão que se transforma numa verdadeira aula sobre ecologia. Os respetivos percursos e circuitos com conteúdo temático convenientemente identificados e sinalizados, compreendem os valores patrimoniais (naturais e edificados) em presença. Ao nível concelhio, os guias da natureza (ou culturais), aproveita a energia e os conhecimentos que incutem à área do turismo no concelho do Fundão, um novo e atrativo espírito de lazer.

Imprimir