Centro para as Migrações do Fundão participa em projeto europeu MEET

O Centro para as Migrações do Fundão participou, em parceria com três organizações europeias – Cesvi (Itália), Artemissziò Foundation (Hungria) e Migrafrica (Alemanha) – no projeto MEET – Mentoring Experiences to Empower Territories.

No âmbito deste projeto foram desenvolvidas duas ações, nomeadamente a conceção do Livro de Bolso da Mentoria Migrante e do single de hip hop com o título “Let Love Lead Let Love Lead the World – Fidelis & Santareno”.

Cada país tem um fenómeno migratório com características próprias, mas, apesar das diferenças nesse fenómeno, a Joint Learning Initiative foi uma oportunidade para melhorar o conhecimento sobre a “Mentoria de Migrantes” aplicada a diferentes grupos-alvos através da experiência de aprendizagem mútua.

O objetivo do projeto foi a criação do “Livro de Bolso da Mentoria Migrante” que fornece ferramentas e competências aos mentores na sua relação com os mentores migrantes, que poderá consultar em https://www.cesvi.eu/news/meet-mentoring-experiences-to-empower-territories/. Poderá assistir ao vídeo de apresentação do projeto MEET em https://www.youtube.com/watch?v=hLwHrUSJFIA.

O Município do Fundão desenhou uma experiência de mentoria adaptada à sua realidade, com o envolvimento de um mentor e de um mentorando, que foi criada com o objetivo de participar na iniciativa europeia “European for Humanity”, que juntou dois artistas na produção de uma peça de arte original inspirada nas experiências do percurso e integração de refugiados.

Esta produção desenvolveu-se através da música e resultou na gravação do single de hip hop “Let Love Lead Let Love Lead the World – Fidelis & Santareno”, concebido pelo acolhido Fidelis Egga Usman e o artista local Filipe Nuno Santareno, que poderá ver em https://www.youtube.com/watch?v=3ddBtfBnqyE&t=12s.

 

Imprimir