Projeto “À Descoberta das 4 Cidades” junta cerca de 160 alunos no Fundão

No âmbito do projeto educativo “À Descoberta das 4 Cidades”, o Fundão irá receber alunos das suas cidades irmãs Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, nos dias 22 e 23 de maio de 2025.
 
No Fundão estarão cerca de 160 alunos representando os quatro concelhos e provenientes das escolas EB1 Nossa Senhora da Conceição e EB1 Santa Teresinha (Fundão), Escola António Vitorino e EB1 da Moita (Marinha Grande), EB1 do Ciborro e EB Número 1 de Montemor-o-Novo (Montemor-o-Novo) e EB1 de Santo António e EB1 Caldeira Alexandre (Vila Real de Santo António).
 
Nesta visita os jovens estudantes irão ter a oportunidade de conhecer o território e as tradições do concelho do Fundão, no âmbito da ação educativa, deste triénio, “Festas e Romarias – do Sagrado ao Profano”, destacando-se, no dia 23 de maio, a partir das 10h00, o cortejo entre a Praça do Município e o Parque Verde, onde haverá ateliers, animações, insufláveis, jogos tradicionais, sessão de fotos e danças.
 
A 11 de março de 1988, as então vilas de Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António foram elevadas à categoria de cidades, num ato testemunhado por muitos dos seus habitantes na Assembleia da República. A partir dessa data, através de uma geminação então criada, passaram a denominar-se «Cidades Irmãs». Mais tarde, no ano de 1994, nasceu o projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, uma iniciativa interescolar que pretende dar a oportunidade a todas as crianças do 1º Ciclo de conhecer as cidades.

Imprimir