Workshop “Entre Culturas, um só Direito” promove mediação intercultural pelos direitos laborais na agricultura
O Centro para as Migrações do Fundão acolhe, entre os dias 6 e 8 de maio de 2025, o workshop “Entre Culturas, um só Direito”, uma iniciativa que tem como foco a mediação intercultural em defesa dos direitos laborais dos trabalhadores migrantes em Portugal.
Esta formação é promovida no âmbito do projeto europeu INTEGRALITY – Estratégias multi-stakeholder para a promoção da Integração e Legalidade do emprego de migrantes na agricultura e tem como objetivo capacitar mediadores interculturais de várias nacionalidades para o trabalho em rede e entre pares, reforçando o seu papel enquanto agentes ativos na promoção dos direitos laborais.
O workshop foi concebido e será dinamizado pela equipa d’O Lugar Comum, em colaboração com peritos de instituições públicas de referência nas áreas da mediação intercultural e dos direitos laborais.
Ao longo de três dias de formação, os participantes terão oportunidade de aprofundar conhecimentos, partilhar experiências e desenvolver estratégias práticas para atuar em contextos marcados pela diversidade cultural e pela vulnerabilidade laboral.
O projeto INTEGRALITY é implementado em Portugal pelo Instituto Marquês de Valle Flôr e pelo Município do Fundão e pretende desenvolver e aplicar uma estratégia integrada e multissensorial de promoção da inclusão laboral e socioeconómica de migrantes na agricultura, em conformidade com a legislação nacional e europeia.
O projeto decorre ainda em Itália, Chipre, Áustria e Grécia, com financiamento pela União Europeia, através do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI).
Para mais informações sobre o projeto INTEGRALITY, consulte https://www.imvf.org/project/integrality.