Olhares da Terra - Cinema X

“Olhares da Terra”, uma parceria entre a ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a Associação Luzlinar e o Cineclube da Guarda, é um ciclo de cinema itinerante cuja temática assenta no mundo rural, suas tradições, mutações, contradições e desafios. Os filmes programados circularão por aldeias de vários concelhos da Beira Interior, entre 9 e 23 de julho, procurando convocar e aproximar diferentes geografias sociais, naturais e humanas, e assim contribuir para a coesão territorial.

Nesta primeira mostra escolheram-se quatro filmes de cineastas de diferentes gerações, que recolheram a matéria-prima com disponibilidade e entusiasmo, investigaram a cultura do território, interagiram com o meio e imergiram na realidade, sendo todos eles participados pela própria comunidade e habitados pelo “espírito do lugar”.

Pela força do cinema, descemos às Minas da Panasqueira em “Wolfram, a Saliva do Lobo”; inteiramo-nos do complexo processo agrícola e artesanal do linho, em “O Linho é um Sonho”; vemos como se fazia o pão antigamente, em Janeiro de Cima, em “Casa, O Pão”; e seguimos o ciclo da natureza e a comunidade como ator principal em “O Movimento das Coisas”.

As obras cinematográficas são contextualizadas através de uma apresentação prévia, sempre que possível com a presença do realizador, e discutidas com a comunidade como forma de pensar o passado, o presente e o futuro das aldeias. Com exceção para a Cerdeira, as sessões decorrem ao ar livre.

Programa

Abrir trilhos de diálogo e reflexão a partir do olhar sempre desafiador do cinema é o principal propósito deste ciclo.

Imprimir