+(351) 275 779 060     Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.  

Todos os eventos

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Áreas da governação

Ação social

Ação social

Áreas de Governação
Ambiente

Ambiente

Áreas de Governação
Cultura

Cultura

Áreas de Governação
Desporto

Desporto

Áreas de Governação
Educação

Educação

Áreas de Governação
Proteção Civil

Proteção Civil

Áreas de Governação
Ordenamento do Território

Ordenamento do Território

Áreas de Governação
Turismo

Turismo

Áreas de Governação
Urbanismo

Urbanismo

Áreas de Governação
Agricultura e Desenvolvimento Rural

Agricultura e Desenvolvimento Rural

Áreas de Governação

 

Gabinete de Apoio ao Emigrante

O que é?
O GAE é uma estrutura de apoio ao emigrante, criada através da celebração de um Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal do Fundão e a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP).
 
Com este gabinete, a autarquia visa prestar um serviço gratuito, eficiente, atencioso e humano aos cidadãos emigrantes que já regressaram ou que estão a pensar regressar definitivamente ao país de origem, ajudando-os na sua reintegração e informando-os dos seus direitos, e a aqueles que desejam emigrar.
 
Objetivos:
• Informar os emigrantes e ex-emigrantes sobre os seus direitos;
• Contribuir para a resolução dos seus problemas;
• Facilitar o encaminhamento dos processos;
• Apoiar os portugueses residentes no estrangeiro e seus familiares regressados temporária ou definitivamente a Portugal, junto de outros organismos públicos;
• Cooperar na preparação da saída para o estrangeiro de portugueses que desejem emigrar.
 
Assuntos a tratar
Segurança Social:
• Acidentes de trabalho e doenças profissionais
• Pensão de velhice/ Reforma do regime geral e complementar
• Prestações de invalidez;
• Prestações de sobrevivência;
• Doença e maternidade,
• Subsídios por morte;
• Subsídios de desemprego;
 
Declarações: 
• Troca de Carta de Condução;
• Ingresso ao Ensino Superior;
• Antecipação ao Exame de Condução;
• Efeitos bancários.
 
Informações sobre:
• Equivalência e Reconhecimento de Habilitações Literárias;
• Poupança Emigrante;
• Apoio à Criação de Emprego;
• Lei da Nacionalidade;
• Importação e Legalização de Veículos Automóveis
 
Atendimento ao público funciona no edifício do antigo Casino Fundanense, na Praça do Município, nos seguintes horários:
 
Segunda-feira à Sexta-feira – 9h00/12h30 | 14h00/17h30

Contactos: 
Tel. 275 779 060 – ext. 348
Fax: 275 779 079 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Imprimir

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens

É um organismo oficial não judicial cuja função é a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens em perigo:
 
  • De abandono;
  • De maus tratos;
  • De abusos sexuais;
  • De negligência;
  • De estar sujeito a comportamentos que põem em risco a sua integridade ou a de outros sem que a família consiga resolver a situação.
 
Intervém a partir do momento em que se tenha conhecimento de situações de crianças e jovens em perigo. A sinalização de situações pode ser comunicada através de contacto pessoal, telefónico ou escrito (carta, fax, e-mail), e realizada por:
 
  • Crianças e jovens;
  • Família;
  • Vizinhos;
  • Entidades públicas ou privadas, com ou sem intervenção na área de infância e juventude;
  • Qualquer cidadão;
  • Própria Comissão.
 
É garantido o anonimato.
 
A intervenção da CPCJ depende do consentimento expresso dos pais e da não oposição da criança ou jovem com idade igual ou superior a 12 anos.
Medidas que pode aplicar:
 
  • Medidas em meio Natural de Vida (apoio junto dos pais, apoio junto a outro familiar, confiança a pessoa idónea, apoio para autonomia de vida);
  • Medidas de colocação (acolhimento familiar e acolhimento em instituição).
Solicitação do serviço: o atendimento ao público funciona no Beco do Casino, 1º andar nos seguintes horários:
Segunda-feira à Sexta-feira – 9h00/12h30 | 14h00/17h30
Contactos:
Tel: 275772906
Tm: 962021230

Imprimir

Comissão Municipal de Proteção à Pessoa Idosa do Fundão

Considerando o aumento de pessoas com dependência, que exigem à comunidade respostas diversas e adequadas que satisfaçam as suas necessidades sociais e de saúde, bem como o reforço das capacidades e competências das famílias para lidar com este tipo de situações, foi criada a Comissão Municipal de
 
Proteção a Pessoas Idosas do Fundão, com o objetivo de assim contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, através de uma participação ativa na vida da comunidade.
 
É um grupo de trabalho multidisciplinar que visa promover a efetivação dos direitos da pessoa idosa do concelho do Fundão e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde e bem-estar.
 
Para além do acompanhamento de casos, a Comissão Municipal de Proteção à Pessoa Idosa do Fundão promove várias iniciativas intergeracionais, nomeadamente a comemoração do Dia dos Avós, com um conjunto de atividades, em espaço de lazer das freguesias do Concelho.
 
Solicitação do serviço: atendimento ao público funciona no Beco do Casino, 1º andar nos seguintes horários: Segunda-feira à Sexta-feira – 9h00/12h30 | 14h00/17h30

Contactos:
 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Imprimir

Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante

O que é?
 
CLAIM é um espaço de informação descentralizado que visa ajudar a responder às questões que se colocam aos imigrantes.
 
Estes centros pretendem proporcionar ao imigrante um local de resposta às suas perguntas, atrás de uma ligação ao Sistema Nacional de Informação ao Imigrante.
 
Resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal do Fundão e o Alto Comissariado para as Migrações I.P (ACM, i.p), através do Pelouro da Acção Social, foi criado em Janeiro e 2006, o CLAIM, situado no edifício do Casino Fundanense. 
O atendimento é feito por um animador e os imigrantes terão ao seu dispor folhetos de informação onde estão resumidos os pontos chaves, com maior relevância para os imigrantes, como a Lei da Imigração, Lei da Nacionalidade Portuguesa, Reagrupamento Familiar, Retorno Voluntário, Acesso à Saúde, Educação, etc…
 
Atendimento ao público funciona no edifício do antigo Casino Fundanense, na Praça do Município, nos seguintes horários:
 
Segunda-feira à Sexta-feira – 9h00/12h30 | 14h00/17h30
Contactos: 
Tel. 275 779 060 – ext 350
Fax:275 779 079 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Links temáticos:
Alto-Comissariado para as Migrações, IP
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
Autoridade para as condições do Trabalho
Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial
www.cicdr.pt 

Imprimir

Cartão Social Municipal

Medida dirigida a todos/as os/as munícipes recenseados no concelho cujo rendimento per capita não ultrapasse o Salário Mínimo Nacional, que permite usufruir de diversos benefícios e descontos em serviços da Autarquia bem como de outras entidades.

O cartão social municipal é um documento emitido, gratuitamente, em nome do titular, pela Câmara Municipal do Fundão, que permite a identificação do cidadão que tem acesso aos benefícios.

Os benefícios são:

a) Redução de 50% na tarifa de consumo de água para gastos domésticos na sua casa de residência;

b) Redução de 50% nas taxas constantes do regulamento municipal em vigor quanto aos serviços de natureza individual prestados pela Câmara Municipal, aqui se incluindo a taxa de aluguer de contador ao nível dos serviços de água e saneamento;

c) Acesso gratuito a todas excursões organizadas pela Câmara Municipal do Fundão para os utentes do presente cartão;

d) Redução de 100% em todo o tipo de iniciativas de carácter cultural e recreativo de iniciativa da Câmara Municipal e 50% de redução naquelas em que a CMF for patrocinadora/apoiante;

e) Usufruir de programas de animação, lazer e turismo;

f) Intervir nas habitações degradadas de famílias em exclusão social e de beneficiários do RMG a partir de regulamentação tipo «contratos de ajuda» e recorrendo a complementos dos programas nacionais nesta área e protocolos com outras entidades, de acordo com regulamento a aprovar;

g) Redução de 50% no acesso à utilização da piscina municipal;

h) Transportes públicos gratuitos até ao limite decorrente da utilização dos 20 bilhetes da caderneta social emitida mensalmente por beneficiário; 

 

A solicitação é realizada com preenchimento de um formulário e entrega de documentos, para serem avaliados posteriormente.

Desta forma, deve dirigir-se ao edifício do antigo Casino Fundanense, na Praça do Município, nos seguintes horários:

De Segunda-feira à Sexta-feira – 9h00/12h30 | 14h00/17h30


Contactos:

Tel: 275 779 060 ext.348
Tm: 961382115
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Imprimir

Serviços ao cidadão


BUPI - Balcão Único do Prédio

O Balcão Único do Prédio (BUPI) é uma plataforma online e um balcão de atendimento presencial, onde os proprietários podem fazer a georreferenciação dos seus terrenos e onde podem identificar e registar os seus prédios rústicos e mistos, de forma simples e gratuita.

O registo e a georreferenciação dos prédios rústicos e mistos permitem a proteção e valorização do território e um melhor planeamento e gestão sustentável para defesa de pessoas e bens, permitindo uma maior prevenção dos incêndios.

No Fundão existe um Balcão BUPi, no Centro Comercial Acrópole, e, no resto do concelho, estão a funcionar 19 Balcões BUPi, nas Donas, Orca, Alpedrinha, Bogas de Cima, Janeiro de Cima e Bogas de Baixo, Alcongosta, Pêro Viseu, Castelejo, Lavacolhos, Telhado, Soalheira, Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo, Alcaide, Fatela, Capinha, Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Enxames, Três Povos e Souto da Casa.

Os Balcões BUPi funcionam sob marcação prévia, de segunda a sexta-feira, através do contacto telefónico 967 134 198 ou diretamente no Balcão do Acrópole e das Juntas de Freguesia.

Mais informações através dos contactos telefónicos gerais 213 212 484 ou do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e do site www.bupi.gov.pt

 

CIAC Fundão - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor

 

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC) é uma estrutura municipal, tendo sido estabelecido um protocolo com a Direcção-Geral do Consumidor, para a constituição de uma solução de proximidade e de apoio gratuito ao consumidor. O CIAC do Fundão tem como função principal informar os seus munícipes dos seus direitos e deveres, enquanto consumidores, com vista à prevenção de conflitos de consumo e, numa vertente posterior, a mediação, restringindo-se o seu âmbito de atuação ao concelho do Fundão.

CIAC FUNDÃO

Morada: Centro Comercial Acrópole, Rua Conde Idanha-a-Nova, 6230-398 Fundão (Loja 10, Piso 0)

Telemóvel: 968868034

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Horário Funcionamento:
 Segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 - 14h00 às 17h30

Contactos


Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt

O Município nas redes sociais