De Siega Verde à Barroca

Homenagem aos Descobridores do Cavalo Paleolítico

No âmbito da programação da Mesa-Redonda Arqueologia, Museus e Comunidade(s), irá realizar-se, no dia 15 de junho, sexta-feira, às 18.00h, no Museu Arqueológico do Fundão, a inauguração da exposição de pintura “Siega Vierde, Horizonte de Vida”, de Carlos García Medina.

Declarado Património Mundial pela UNESCO, em 2010, Siega Verde é um dos complexos de arte rupestre paleolítica mais importantes da Europa, situado na comarca da Ciudad Rodrigo, nas margens do rio Águeda. A mostra assume-se como uma evocação entre os diferentes arqueossítios de arte rupestre paleolítica existentes nesta área peninsular, entre os quais se salienta o extraordinário e mítico Poço do Caldeirão, na Barroca, concelho do Fundão.

Para o pintor Carlos García Medina estas criações «constituem um inventário de sentires e de matérias que nos evoca a paisagem criativa e sagrada da Siega Verde como um rio de sentimentos gravados nas pedras».

Também no Museu será apresentada uma reunião de imagens evocativas dos 15 anos da descoberta das gravuras do Poço do Caldeirão, pelos fotógrafos Diamantino Gonçalves e Belarmino Lopes, nas margens do rio Zêzere, na Barroca, Aldeia do Xisto do concelho do Fundão.

O jornalista António Melo, autor de uma reportagem que relatou as peculiares situações do impacto que o achado teve na aldeia, e Pedro Salvado, diretor do Museu, irão recordar esse momento ímpar da história da arqueologia regional.

No sábado, dia 16 de junho, irá ter lugar uma visita guiada ao património e paisagens da Aldeia do Xisto da Barroca, orientada pela arqueóloga Joana Bizarro e por José Paulo Duarte.

O projeto expositivo é uma colaboração do Museu Arqueológico do Fundão com a associação de desenvolvimento RIBACUDANA.