Concurso de Fado ”Amália Rodrigues”

Raquel Maria venceu quinta edição

Raquel Maria foi a vencedora da quinta edição do Concurso de Fado “Amália Rodrigues”, que teve lugar, no dia 1 de julho, domingo, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.

Em segundo lugar ficaram ex-aequo Celina Gonçalves e Ana Rita Arez Gonçalves e em terceiro lugar ficou Flávia Pereira, na edição do concurso em que se registou o maior número de concorrentes.

Este concurso, promovido pelo Município do Fundão, tem como intuito homenagear a fadista Amália Rodrigues e divulgar os novos talentos na área do Fado, denominando-se “Amália Rodrigues” uma vez que a cantora é considerada como o expoente máximo do fado e considerada a maior fadista de todos os tempos, tendo ao mesmo tempo raízes no concelho do Fundão.

O concurso contou ainda com a atuação da fadista Valéria Carvalho, vencedora do Concurso de Fado “Amália Rodrigues” em 2014.

O júri foi constituído por Alcina Cerdeira, Vereadora da Câmara Municipal do Fundão; Alexandra Cruchinho, Professora na ESART - IPCB; Custódio Castelo, Compositor, produtor discográfico e músico; Miguel Carvalhinho, professor do curso de música da ESART – IPCB; Joel Pina, professor de viola e viola-baixo para Fado.

A vencedora do concurso recebeu 250€ e terá a oportunidade de gravar uma maqueta profissional nos estúdios Pé de Vento de Fernando Nunes. As segundas classificadas receberam 200€ cada e o terceiro classificado recebeu um prémio de 150€.