Programa Tradições 2016-2018

Projeto de Potenciação da Romaria de Santa Luzia entre os finalistas

O Projeto “Potenciação da Romaria de Santa Luzia do Fundão e das suas tradições” está entre os vencedores do Programa Tradições 2016-2018, uma iniciativa da EDP Produção.

Numa parceria entre a Câmara Municipal do Fundão, a Junta de Freguesia do Castelejo e a Irmandade de Santa Luzia foi submetida uma candidatura a este programa, que tem como objetivo apoiar as tradições mais genuínas da cultura popular, permitindo assim a recuperação de práticas ancestrais em desaparecimento.

As principais atividades propostas no projeto são a requalificação e recuperação da traça original do altar da Capela de Santa Luzia, dinamização de sessões de formação para confeção das Flores de Santa Luzia e a musealização e divulgação da Romaria de Santa Luzia – Centro Interpretativo de Santa Luzia.

Nesta que é a sua segunda edição, o Programa Tradições recebeu 105 candidaturas das quais, após várias fases do processo, foram indicados nove finalistas.

O orçamento total do projeto é 71.500€, sendo que o valor de apoio concedido pela EDP será de 23.000€.

Os protocolos de colaboração celebrados entre a EDP e as entidades vencedoras serão assinados na Gala de Premiação, que terá lugar no dia 6 de dezembro, terça-feira, às 10.00h, no Museu do Douro, em Peso da Régua.