Primeira ação de combate à praga da vespa do castanheiro no concelho do Fundão

Nos Vales da Pêro Viseu

Na sequência do protocolo de cooperação designado por “BioVespa”, que o Município do Fundão celebrou a 11 de dezembro de 2015, e que estabelece um Plano Nacional de Controlo da praga do castanheiro, decorreu, na passada quarta-feira, dia 4 de maio, nos Vales da Pêro Viseu, a primeira largada de parasitoides para combater a vespa das galhas do castanheiro no Concelho do Fundão.

Esta ação decorreu em mais seis localidades do Concelho e tinha por objetivo mostrar os danos provocados por esta praga, demonstrar a técnica de largada dos parasitoides e fazer uma análise do processo, com representantes do Município do Fundão, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e da RefCast - Associação Portuguesa da Castanha.

Considerando que a castanha é um importante fator de coesão territorial, constituindo-se com uma atividade económica fundamental na maioria das regiões onde é produzida, como é o caso do concelho do Fundão, e que o castanheiro possui um papel preponderante na conservação dos sistemas agroflorestais, pretende-se criar uma plataforma de entendimento entre os parceiros e a comissão técnica do plano de ação nacional para controlo da vespa das galhas do castanheiro e desenvolver um plano de ação para combater este inseto.

Deste plano de ação nacional, que requer uma forte articulação entre todos os parceiros, fazem parte a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, 28 municípios, o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P., o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior e Direções Regionais de Agricultura.

« Novembro 2017 »
SegTerQuaQuiSexSábDom