Orçamento Participativo e Orçamento Participativo Jovem

Candidaturas abertas

O Município do Fundão informa que se encontram abertas, até ao próximo dia 14 de abril, as candidaturas ao Orçamento Participativo do ano 2017. Para o efeito a autarquia disponibilizou uma verba total de 100 mil euros para apoiar projetos e ideias apresentadas pelos cidadãos.

A apresentação de propostas é feita e submetida através da plataforma online www.fundaoparticipa.pt, na Câmara Municipal do Fundão ou nas Assembleias Participativas.

Na edição de 2017 cada cidadão terá que votar em duas propostas distintas, com igual ponderação, e só poderão ser apresentados projetos até 50.000 euros.

A votação irá decorrer de 1 a 31 de maio, por SMS para o número 4343, no portal www.fundaoparticipa.pt ou presencialmente nas Assembleias Participativas ou na Câmara Municipal do Fundão. Os vencedores serão anunciados no dia 9 de junho.

O Orçamento Participativo irá abranger a totalidade do território do concelho do Fundão e poderão participar todos os cidadãos que sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes no concelho do Fundão. Poderão ser apresentadas propostas nas áreas de competência da Câmara Municipal do Fundão e que não sejam projetos pessoais associados a marcas registadas ou patentes, nem sejam pedidos de apoio financeiro.

A grande novidade deste ano é a realização de um Orçamento Participativo Jovem, em que serão disponibilizados 22.500 euros para projetos para as escolas ou para o Fundão. As propostas deverão ser submetidas até dia 7 de abril na escola ou agrupamento que os jovens frequentarem e a votação irá decorrer a 8 de maio.

O Orçamento Participativo Jovem é destinado alunos do 3º Ciclo (7º, 8º e 9º) e Secundário (10º, 11º e 12º) dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas do Fundão, do Agrupamento de Escolas da Gardunha e Xisto, da Escola Profissional e do Externato Capitão Santiago de Carvalho, qualidade que será confirmada através da apresentação do competente cartão de estudante.

Com a implementação do Orçamento Participativo pretende reforçar-se a transparência na gestão autárquica, aproximando-se os cidadãos da informação sobre os recursos financeiros e administrativos.

Para mais informações poderá utilizar o e-mail fundaoparticipa@cm-fundao.pt e o contacto 800 207 887. Poderá consultar o regulamento em www.fundaoparticipa.pt.