Albano Dias Martins

O Município do Fundão manifesta o seu pesar pelo falecimento do poeta Albano Dias Martins.

Poeta, humanista e cidadão, nasceu a 24 de Julho de 1930, na aldeia do Telhado, e foi autor de uma vasta obra, que se reparte pela poesia e pela prosa, pela tradução e o ensaio. Era licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e foi professor no ensino secundário e, mais tarde, na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Foi homenageado, no ano de 2006, com a Medalha de Ouro da Cidade do Fundão.

No Fundão tem um concurso de poesia com o seu nome, que visa estimular a produção de originais de poesia e homenagear Albano Martins e um espaço dedicado à vida e à obra do poeta denominado “Torre das Palavras”.

O Município do Fundão apresenta sentidas condolências à família e amigos deste ilustre cidadão do nosso Concelho.