Município do Fundão integra projeto OSIRIS

No âmbito do programa INTERREG EUROPE

O Município do Fundão integra a parceria constituída para o desenvolvimento do projeto OSIRIS – “Open Social Innovation policies driven by cocreative Regional Innovation ecosystemS”.

Os parceiros deste projeto são o Município do Fundão (Portugal), Region Vasterbotten (Suécia), Âbo Akademi University (Finlândia), Regional Council of Ostrobothnia (Finlândia), Province of Drenthe (Holanda), Regional Develpment Agency of the Presov Serf-Governing Region (Eslováquia), Autonomous Province of Trento (Itália) e Computer Technology Institute and Press Diophantus (Grécia).

Para estes organismos públicos da Europa, o foco deste projeto são desafios essenciais referentes a emprego, inovação, educação, inclusão social e clima / energia e visa melhor delinear e implementar políticas públicas de inovação social e aberta, através de planos de ação definidos de forma colaborativa e desenvolvidos nos diferentes ecossistemas regionais.

Para esse efeito, nos próximos quatro anos, o Município do Fundão terá a oportunidade de participar em dinâmicas co-criativas para a formulação de políticas participativas e troca de conhecimentos, que assegurarão o envolvimento entre os indivíduos, as entidades organizacionais e outros stakeholders de cada ecossistema, com vista à identificação e implementação de mudanças desejáveis nos sete instrumentos de Política Regional, apoiados pelo FEDER / FSE.

No âmbito da participação nesta rede e face à estratégia que tem sido prosseguida por este Município na dinamização de um ecossistema regional de inovação, com impactos evidentes ao nível das dinâmicas locais e regionais, nomeadamente na captação de investimento e criação de emprego e na certeza de que a filosofia de co-criação será fundamental para a integração e transferência de conhecimento entre administração, sistemas científico e tecnológico, empresas e cidadãos, será constituído um Grupo de Ação Local, que acompanhará o desenvolvimento e implementação do Projeto OSIRIS e do plano de ação que dele resultar.

Ainda no âmbito desta participação, irá realizar-se, de 13 a 15 de dezembro, na cidade do Fundão, uma reunião com todos os parceiros europeus do Projeto OSIRIS, com o tema “New Education and training systems for emerging jobs”.

« Outubro 2017 »
SegTerQuaQuiSexSábDom