MUNICÍPIO  |  REGISTO  |  DOCUMENTOS  |  CONTACTOS  |  SIGA-NOS: | | | |

System Messages

Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa” no Fundão

Subtítulo

De 17 de março a 1 de abril

Imagem destaque

Inserido na Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa do concelho do Fundão, o Município do Fundão irá organizar, entre os dias 17 de março e 1 de abril, a nona edição do Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Páscoa”, em 24 restaurantes e sete pastelarias do concelho do Fundão. 
 
Neste festival irão participar os restaurantes A Cereja – Hotel Príncipe da Beira, Alambique de Ouro, As Tílias, Boguinhas, Cantinho dos Grelhados, Cascata, Dom Dinis, Dom Vicente, Hermínia, Marisqueira Bela Vista, Moagem d’ Avó, O Beiral, O Calhambeque, O Paladar’te, O Parque, O Telhas e Snack-Bar O Sítio do Vale (todos no Fundão), O Mário e Restaurante Papas e Migas (Alcaria), O Cerejal (Alpedrinha), Fiado (Janeiro de Cima), Hotel Rural Casa da Eira (Pêro Viseu), O Pipo (Souto da Casa) e O Fernandes (Telhado). As pastelarias participantes são A Laranjinha, Arte e Doce, Flor do Fundão, Formiga, Paris e Salgados da Ana (Fundão) e Soraia (Alpedrinha).
 
A gastronomia é também reflexo das tradições quaresmais, que ainda hoje se assumem como um acontecimento central do ano litúrgico, reproduzindo-se em cada casa e em cada família reunida nesta época pascal, criando e preservando a identidade gastronómica do Fundão.
 
Este festival pretende reunir a família à volta de uma mesa de iguarias da quadra Pascal, numa combinação ímpar entre tradição e sabor, em que se destaca a gastronomia típica desta região, como o bolo de azeite com chouriço, a chouriça frita de javali, o queijo de ovelha da serra com folar da beira, a cherovia frita e a morcela da beira na brasa. Após estas entradas poderá disfrutar dos pratos principais, onde se destacam o cabrito assado no forno ou grelhado, os maranhos, a chanfana, o ensopado de borrego ou na brasa, o arroz de carqueja e o bacalhau com broa. As sobremesas irão adoçar e reconfortar o seu estômago, nas quais se dispõem as papas de carolo com creme de laranja, o mil folhas de arroz doce, a tigelada, os queijos com doce de abóbora ou de cereja, as farófias e o pudim de ovos.
 
Ao participar neste Festival, para além de poder disfrutar de uma experiência gastronómica única, poderá ainda usufruir de um desconto de 50% em passeios de comboio pelas cerejeiras em flor, ao apresentar uma fatura nos Postos de Turismo do Fundão, em que o consumo seja superior a cinco euros.
 

notícias

ultimas notícias

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO

Praça do Município
6230-338 Fundão
Portugal

T. (+351) 275 779 060
F. (+351) 275 779 079
E. geral@cm-fundao.pt