“José Pires Branco – Um Ecléctico Beirão Moderno”

Exposição na A Moagem

Irá realizar-se, no dia 24 de fevereiro, sábado, às 18.30h, n' A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a inauguração da exposição "José Pires Branco - Um Ecléctico Beirão Moderno".

O reconhecimento da arquitetura moderna enquanto património é muito recente. São tarefas primordiais e urgentes, o levantamento e o conhecimento aprofundado deste universo assim como a sua divulgação a um público cada vez mais alargado. José Pires Branco representa uma geração prodigiosa que conseguiu rasgar o conservadorismo provinciano, constituindo-se como um dos mais generosos e ecléticos arquitetos com obra construída na Beira Interior. Uma obra invulgar mas desconhecida que se centra exclusivamente no arco da Beira entre a Covilhã e Portalegre. Um acervo imenso que merece ser descoberto e valorizado.

Esta exposição itinerante, que iniciou o seu percurso em Lisboa e passará pelo Fundão, Covilhã e Castelo Branco, é constituída por uma mostra de 19 dos mais representativos projetos com base em desenhos originais, balizando significativamente a expressão da obra de uma das figuras mais importantes da cultura da Beira Interior no século XX: José Pires Branco.

A curadoria desta exposição é de Pedro Novo e Paulo Fortunato; organização: Pedro Novo Arquitectos; assessoria científica: João Luís Marques; fotografia: Alexandre Azevedo; vídeo: Alexandre Azevedo; produção: Marta Golasz, Maris Kohv, Kevin Rebelo; Brais Rodicício e Diego López.

Esta exposição poderá ser visitada até dia 13 de maio, de terça-feira a domingo, entre as 14.00h e as 17.30h. A entrada terá o custo de 1€.