“o Corpo e a Glória… mais de cem anos de desporto no Fundão”

Exposição na Moagem

Por motivos logísticos, a inauguração da exposição "o Corpo e a Glória… mais de cem anos de desporto no Fundão" irá ser adiada para o dia 16 de junho, sábado, às 18.00h, n' A Moagem - Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.

O Fundão, apesar da sua interioridade, sempre se constituiu de fortes ligações ao associativismo desportivo. Foi nessa experiência da prática desportiva, promovida pelo movimento associativo, que galgou a sua interioridade e lhe permitiu atravessar com lisura as diversas mutações da República. É neste espaço de encontro que se revelaram algumas das maiores paixões e amores clubísticos entre classes sociais. Uma história repleta de uniões que promoveram um ecletismo glorioso nas mais diversas modalidades. A promoção de equipamentos e espaços desportivos permitiu restituir espaços de encontro e lazer que possibilitaram, em determinados momentos da sua história, elevar a cidade a reconhecimento nacional.

Uma mostra que pretende elevar apontamentos sobre alguns dos momentos mais importantes na história do desporto e da cidade, acompanhados por objetos da época que produzem uma leitura revisionista, sobre a evolução de um passado, cada vez mais distante.

A curadoria é de Pedro Novo, o projeto expositivo de Pedro Novo Arquitectos, assessoria de Eduardo Saraiva, design gráfico de Hugo Domingues e acervos de João Barroca, Pedro Novo, Associações e Particulares.

Esta exposição poderá ser visitada até dia 19 de agosto, de terça-feira a domingo, entre as 14.00h e as 17.30h. A entrada terá o custo de 1€.