Concurso “Tradições da Beira Interior na Moda – 2017”

No âmbito do evento “Lérias – Arte das Linhas”

No âmbito da feira “Lérias – Arte das Linhas”, o Município do Fundão e a Junta de Freguesia de Póvoa de Atalaia e Atalaia do Campo irão organizar o concurso “Tradições da Beira Interior na Moda – 2017”.

Este concurso tem como objetivos sensibilizar os designers e o público em geral para a importância de manter as tradições das Rendas das Lérias e aplicá-las ao desenvolvimento de novos produtos; envolver as populações do interior do país com tradição na criação das rendas das lérias e os jovens oriundos das universidades e institutos politécnicos, ou outras instituições, com cursos na área do design de moda; criar produtos de valor acrescentado incorporando as tradições artísticas e artesanais da região.

Os candidatos interessados em participar deverão ser alunos do Ensino Superior ou profissionais licenciados na área há menos de cinco anos e cada participante deverá desenvolver três propostas de coordenado masculino, feminino ou criança ou misto a apresentar em ilustração.

Os interessados em participar deverão desenvolver um conjunto de três ilustrações com a incorporação da tradição da renda das lérias nas suas ilustrações e painel de materiais. Poderão optar pela aplicação direta ou manipulação da renda ou pela sua interpretação através de estampados ou outras aplicações inspiradas na renda.

Serão selecionados até 30 trabalhos, que irão apresentar-se em desfile e, em paralelo, é feita a seleção dos vencedores e entrega dos prémios durante a feira “Lérias – A Arte das Linhas”, no dia 1 de julho na Póvoa de Atalaia.

O vencedor do concurso irá receber 500 euros, o segundo classificado irá receber 300 euros e o terceiro classificado irá receber 150 euros. Os três primeiros classificados irão receber ainda um fim-de-semana para duas pessoas na Pousada da Mina.

A entrega das ilustrações deverá ser feita na Câmara Municipal do Fundão até dia 22 de maio.