“As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”

Concerto

No âmbito da Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma do Concelho do Fundão, o Município do Fundão irá promover, no dia 23 de março, sexta-feira, às 21.00h, na Igreja Matriz da Capinha, o concerto “As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz”, de Joseph Haydn e protagonizado pelo Quarteto de Santa Cruz de Coimbra.

“As Sete Últimas Palavras de Cristo na Cruz” é uma das muitas encomendas que Joseph Haydn recebeu de vários países da Europa quando alcançou o estatuto de maior compositor vivo do seu tempo. Para além do grande sucesso que a obra alcançou na época, permanece como uma das obras mais apreciadas por entre os melómanos conhecedores do repertório clássico em geral e da obra de Haydn em particular.

O Quarteto de Santa Cruz de Coimbra é constituído por músicos com larga experiência na interpretação de música antiga historicamente informada. Este grupo aborda este reportório com critérios históricos e filológicos, numa interpretação com o máximo de autenticidade, através do uso de instrumentos e técnicas de execução da época, aproximando-se com um maior rigor da ideia que presidiu à escrita destas obras musicais pelos compositores.

Os músicos que constituem o Quarteto de Santa Cruz de Coimbra são António Ramos (Violino I), Clara Dias (Violino II), Ricardo Mateus (Violeta) e Rogério Peixinho (Violoncelo).

O concerto terá entrada gratuita.