Há Beira na Revolta

04/21/2018
04/22/2018

“Há vida no Campo – Itinerâncias Culturais”

Imagem eventos

Enxabarda | 21 de abril | 21h30

Lavacolhos | 22 de abril | 17h30

“Há Beira na Revolta” é um espectáculo que reúne quatro histórias de força, coragem, resistência e resiliência beirã entre o séc. XIX e XX. “ A tomada do Carvalhal”, que conta a luta do povo do Souto da Casa para evitar que a família Garrett se apropriasse dos seus terrenos; “A história do Zé Manteigas”, que nos revela a vida dura dos mineiros da Panasqueira e “A Rua dos Alves”, onde dois criminosos aterrorizavam a vila do Fundão e “As Cebolas de Napoleão”, um pequeno apontamento que evoca as Invasões Francesas entrando pela Beira Interior. Quatro episódios sobre um povo desgastado com as adversidades impostas por aqueles que constantemente abusam do poder, da violência ou do suborno. A história da humanidade é, desde do seu limiar, uma sucessão de ciclos que se repetem incessantemente. A forma como estes períodos se desenrolam é diversa, mas as motivações humanas mantêm-se as mesmas, independentemente da época e do lugar. Desta maneira, é possível compreendermos melhor a grande história universal através de quatro pequenas estórias da Cova da Beira.

Conhecermo-nos é conhecermos o outro.