Geração Soma - "Eu Maior"

05/28/2018
06/02/2018

De 28 maio a 2 junho

Imagem eventos

GERAÇÃO SOMA (corpo em movimento, corpo inclusivo, corpo a somar), é um projecto artístico inclusivo e social, destinado a crianças e jovens do Ensino Básico integrando também crianças com NEE (Necessidades Educativas Especiais) e os respectivos educadores (professores e pais), através da criação e prática artística, em simultâneo com o trabalho desenvolvido pela CiM – Companhia de Dança.

Este projecto pretende promover a reflexão e práticas para a inclusão pela Arte nas crianças em contexto escolar, pela exploração de novas estratégias e abordagens de integração a nível artístico, pedagógico, terapêutico e social, sensibilizando-as e aos seus educadores para a importância da arte como ferramenta no combate à exclusão social e de descoberta de novas aptidões fomentando a auto-estima de forma continuada.

EU MAIOR, espectáculo multidisciplinar, é a parte visível do trabalho desenvolvido com cerca de 1700 crianças de dezassete turmas de cinco escolas de dois agrupamentos do concelho de Lisboa que, entre 2016 e 2017, exploraram a ideia de que cada pessoa, com as suas vulnerabilidades, tem dentro de si os super-poderes de um super-herói.

O espectáculo, composto por 60 crianças, 4 bailarinos da CiM – Companhia de Dança e pela Orquestra Trifonética, estreou a 9 de Junho de 2017 no Teatro São Luiz e foi visto por 1500 pessoas.

Uma criação da CiM – Companhia de Dança com direcção artística de Ana Rita Barata (coreografia) e de Pedro Sena Nunes (videografia), dramaturgia de Rosinda Costa, coreografia de Ana Rita Barata e Bruno Rodrigues, música original de Philippe Lenzini e Orquestra Trifonética, cenografia e figurinos de Mafalda Estácio, co-criação e interpretação de Bruno Rodrigues, Cecília Hudec, Joana Gomes e Mara Pacheco.

Este projecto é uma iniciativa da Vo’Arte / CiM – Companhia de Dança, desenvolvido no âmbito do programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian – Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano.

Espetáculo EU MAIOR

Um mundo de caixas paradas como uma cidade, cada uma com os seus segredos. Saltamos então, de caixa em caixa, a medir forças e a explorar poderes. Dançando, de soma em soma, encaixando cada ideia noutra ideia, até que as mesmas se transformam, e bem somadas, fazem surgir super-poderes.

À nossa frente uma imagem intrigante: as caixas em cena podem até estar vazias, mas uma caixa vazia pode ser bem útil, pode até dar para guardar, para além de segredos, aventuras, curiosidades e sonoridades. Tendo o projecto Geração Soma como super-poder a inclusão, o espectáculo Eu Maior chegou para convosco explorar e multiplicar! De ideia em ideia, de caixa em caixa, de tudo em tudo, com todos!

Este projeto irá ser implementado no Fundão, com a participação dos Agrupamentos de Escolas do Concelho, em parceria com a CIM – Companhia de Dança (ateliês de criação e prática artística) e a Vo’Arte entre os dias 28 de maio e 2 de Junho, com apresentação à Comunidade no dia 2 de Junho, às 19h00, no Parque do Convento, durante as comemorações do Dia da Criança.

Parceiros:
PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, CIM – Companhia de Dança, Vo’Arte, Direção Geral das Artes

Local:
Jardim das Tílias