Escolas do Queijo

05/31/2018

Ano lectivo 2017/2018

Imagem eventos

O Projecto Escolas do Queijo, desenvolvido em simultâneo entre o Agrupamento de Escolas do Fundão, o Agrupamento de Escolas Serra da Gardunha e Xisto, o Externato Capitão Santiago de Carvalho, a Escola Profissional do Fundão e o Projecto Matriz E6G em parceria com o Município do Fundão e a Eng.ª Maria Carvalho – tutora do projecto - é um projecto pedagógico e territorial sobre um dos patrimónios mais emblemáticos do Concelho do Fundão, o Queijo Amarelo da Beira Baixa, contando com um total de mais de 200 alunos participantes

Esta actividade, a ser desenvolvida durante o ano lectivo 2017/2018 pretende envolver os alunos do pré-escolar ao 10º ano, em grupos ou em turmas seleccionadas pelo Corpo Docente das Instituições participantes do projecto.

O Projecto Escolas do Queijo pretende fazer uma ponte entre a origem do produto e a facilidade com que o mesmo chega à nossa mesa. Trata-se de uma actividade multidisciplinar em que serão abrangidas várias temáticas disciplinares.

O Projecto Escolas do Queijo tem como objectivo a defesa e salvaguarda de um dos principais patrimónios gastronómicos da Beira Baixa, um bem precioso que importa preservar para a identidade e deleite de gerações futuras.

O plano consiste na aprendizagem teórica e técnica do queijo, sendo que o objectivo final será cada grupo participante confeccionar (através de técnicas que apreendeu ao longo do projecto), um queijo e criar uma marca e uma imagem para o produto.

No final do projecto, pretende-se que os alunos conheçam as características deste produto, a sua confecção, preservação e a criação de técnicas de divulgação de imagem e vendas. Os queijos criados pelos alunos serão apresentados na Feira do Queijo da Soalheira 2018.

O que inicialmente se propunha ser um projecto despretensioso, em que o objectivo era a partilha e a preservação de um saber secular, de um património gastronómico da Beira Baixa, envolvendo alunos de uma única instituição escolar do Concelho do Fundão, tomou proporções inesperadas pelas partes envolvidas e cresceu. Cresceu e abraçou (ou foi abraçado!) por outras escolas que viram neste propósito mais do que estava para ele prensado. Neste momento contamos já com mais de 20 sessões de aprendizagem e transmissão de conhecimentos, de interesse e despertar de emoções e paixões que não se sabiam existentes. Os nossos mais jovens aprendizes têm apenas 3 anos de idade, os mais velhos, 16/17 anos e uma vontade imensurável de assimilar e apreender novas experiências, mergulhar em tradições e passagens de saberes que lhes chegam de quem sabe, de quem ama.