Cães de Ajuda Social - De Cachorro a Cão de Trabalho

07/15/2018

14 e 15 julho

Imagem eventos

Esta actividade tem o objectivo de abordar como aprendem e comunicam os cães, os principais problemas que surgem quando a socialização, manejo de trela e o treino decorrem de forma incorreta bem como os principais erros que os Tutores menos experientes cometem.

Será abordada a diferença entre educar e treinar, a importância do reforço positivo, os principais aspetos da psicologia canina e da construção de um vínculo saudável com o treinador/tutor. Será desenvolvida uma componente de trabalho prático com cães dos participantes inscritos ao longo do dia.

Pretende-se ainda promover a aquisição de competências pessoais, relacionais e parentais; Capacitar para a parentalidade positiva; Proporcionar às famílias com filhos/as com necessidades especiais momentos com dinâmicas inclusivas, terapêuticas, motivacionais, educativas e recreativas;

Contribuir para a saúde física e mental.

Vários autores apontam vantagens no contacto com animais de companhia, como o estímulo dos sentidos, o desenvolvimento do laço afetivo, o aumento da autoestima, a redução de efeitos nefastos de determinadas doenças, contribuindo assim para um bem-estar físico e psíquico.

Este workshop, com projeto DTC SOCIAL, pretende também abordar - no quadro das Intervenções assistidas por animais em diferentes espaços coletivos (Centros Geriátricos, Escolas, Prisões, multideficiência), centrando a ação no treino específico de competências do cão de ajuda social. No encerramento será realizada uma pequena demonstração (Cães DTC) do trabalho exigido ao cão de apoio a pessoa com mobilidade reduzida e a crianças portadoras do PES/Autismo.

Destinatários:

Formadores: