“José Pires Branco – Um Ecléctico Beirão Moderno”

02/24/2018
05/13/2018

Exposição na A Moagem

Imagem eventos

O reconhecimento da arquitetura moderna enquanto património é muito recente. São tarefas primordiais e urgentes, o levantamento e o conhecimento aprofundado deste universo assim como a sua divulgação a um público cada vez mais alargado. José Pires Branco representa uma geração prodigiosa que conseguiu rasgar o conservadorismo provinciano, constituindo-se como um dos mais generosos e ecléticos arquitetos com obra construída na Beira Interior. Uma obra invulgar mas desconhecida que se centra exclusivamente no arco da Beira entre a Covilhã e Portalegre. Um acervo imenso que merece ser descoberto e valorizado.

Esta exposição itinerante, que iniciou o seu percurso em Lisboa e passará pelo Fundão, Covilhã e Castelo Branco, é constituída por uma mostra de 19 dos mais representativos projetos com base em desenhos originais, balizando significativamente a expressão da obra de uma das figuras mais importantes da cultura da Beira Interior no século XX: José Pires Branco.

Curadoria: Pedro Novo e Paulo Fortunato

Organização: Pedro Novo Arquitectos

Assessoria Científica: João Luis Marques

Fotografia: Alexandre Azevedo; Pedro Novo; Paulo Fortunato

Video: Alexandre Azevedo

Produção: Marta Golasz; Maris Kohv; Kevin Rebelo; Brais Rodicício; Diego López

Esta exposição de fotografia poderá ser visitada até dia 17 de maio, de terça-feira a domingo, entre as 14.00h e as 17.30h. A entrada terá o custo de 1€.